Perguntas e Repostas



O primeiro passo é realizar a inscrição no vestibular. Assim que o Ministério da Educação abrir as inscrições para o ProUni, o interessado deverá formalizar o seu pedido no site prouni.mec.gov.br. Caso seja contemplado com a bolsa do ProUni, o UNIPAM ressarcirá o valor gasto com a inscrição do vestibular e com a matrícula, proporcional ao valor da bolsa. Caso o candidato não consiga ingressar pelo ProUni, que depende da nota obtida no ENEM, poderá realizar o vestibular e, ser for aprovado, participar do Bolsa Social.
Sim. As bolsas serão disponibilizadas para calouros e veteranos.

O estudante precisa observar os seguintes critérios:

  • Ensino Médio: ter estudado totalmente em escola pública ou parcialmente ou totalmente em escola privada, mas com bolsa integral oferecida pela escola.
  • Curso superior: não possuir diploma de nível superior.
  • Renda Familiar per capita: possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (1,5) para bolsas integrais e de até três (3,0) salários para bolsas parciais. Entende-se por renda familiar per capita aquela provinda de todos os componentes familiares residentes na mesma casa do estudante, dividida pelas quantidades desses componentes familiares. Os componentes familiares são:
  1. avô(ó);
  2. pai, padrasto, mãe, madrasta;
  3. cônjuge, companheiro(a);
  4. filho(a), menor sob guarda, tutela ou curatela por meio de decisão judicial ou enteado;
  5. irmão(ã).
  • Fazer o ENEM deste semestre e:
  • obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média estabelecida. A nota é calculada pela média das notas das cinco provas realizadas no ENEM (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
  • obtido nota maior do que zero na redação.
Sim. Como os critérios do ProUni são bastante seletivos, é possível que não haja candidatos suficientes habilitados para preencher todas as vagas oferecidas para o programa. Por isso, alertamos que, se você atende a todos os requisitos, a probabilidade de ser contemplado com a bolsa é bastante elevada. Porém, caso você não atenda a todos os requisitos do ProUni, você poderá participar do Programa Bolsa Social.
* Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e não possuam diploma de curso superior;
Existem outras regras específicas que podem ser consultadas em nosso site (http://unissocial.unipam.edu.br/prouni) ou diretamente no site do ProUni (http://prouni.mec.gov.br).
O UNIPAM irá publicar um edital para inscrições no Bolsa Social. Para participar, é necessário atender prioritariamente ao mesmo critério de renda e de não possuir diploma de curso superior exigidos pelo Prouni e atender, ao máximo possível, aos demais critérios.
O edital e o sistema de inscrições serão divulgados neste site (Edital). Fique atento(a)!!!
Em breve. Os valores oficiais ainda serão divulgados, pois dependem de quantos candidatos se enquadrarão totalmente nos critérios do Prouni.
Sim. Para os estudantes com necessidades especiais se habilitarem ao Prouni, não é necessário atender ao critério de ensino médio. Ou seja, não é necessário ter estudado totalmente em escola pública ou, parcialmente ou totalmente, em escola privada, mas com bolsa integral.
Sim. Desde que atendidos aos critérios de renda, os alunos com necessidades especiais serão priorizados na seleção do Bolsa Social.
Sim. Aos professores da rede pública de ensino básico que optarem por cursos de licenciatura, não será necessário atender aos critérios de Renda Familiar per capita.
Sim. O aluno selecionado pelo Bolsa Social receberá a devolução do que já foi pago de acordo com o percentual da bolsa concedida.
Sim. O beneficiado com bolsas do Prouni e do Bolsa Social poderá participar do FIES para tentar financiar o restante da mensalidade. No caso do Bolsa Social, há regras específicas. Consulte o Edital para mais informações.
Sim, poderá se matricular. Mas caso o candidato queira, ele pode fazer o vestibular. Se não for contemplado no ProUni, ele poderá, caso passe no vestibular, se matricular e concorrer a bolsa própria da instituição. Sendo contemplado com a bolsa do ProUni, o aluno será restituído dos valores do vestibular, da matrícula e das mensalidades pagos, na proporção de sua bolsa.
Sim. Caso haja vaga no curso e turno desejado, você poderá solicitar, na Secretaria Acadêmica a transferência de curso, juntamente com sua bolsa.